abril 03, 2020

O que podemos aprender com a quarentena?


Achei bastante surreal quando eu comecei a digitar a frase que está no título. Afinal, tem o que se aprender nesse momento tão complicado que estamos vivenciando? E a resposta vai ser sempre SIM!

Uma coisa que eu aprendi nesses dois últimos anos é que sempre haverá alguma coisa a se aprender nos piores momentos, basta termos discernimento para poder enxergar cada aprendizado. Ao mesmo tempo que podemos também nos deixar sofrer nos dias mais difíceis, e, só depois, quando tudo aí dentro acalmar, é que começam-se as reflexões.

Nesse momento, estou sentada na minha cama. a chuva cai lá fora. Não ousei fechar a janela, já basta o tempo em que estou confinada. A chuva e os trovões esconderam a Chapada, mas ainda assim acredito que seja passageira.

Aprendi que estar confinada em casa nem sempre é algo ruim. Há aqueles dias em que você quer realmente ficar sozinha, no seu canto, e a pressa da vida não deixa isto acontecer. Com a quarentena, apesar do meu espaço ser bem limitado, já que eu moro em um apartamento, eu estou conseguindo aproveitar cada momento, sem que haja uma sobrecarga no meu psicológico.

Somado a isto, eu estou evitando ver muitas notícias relacionadas ao Corona. Procuro acompanhar as principais notícias para não ficar "cega" perante o assunto, mas também não fico procurando saber além do que se chega a mim. Meu psicológico agradece.

Em meio a tanto caos, eu também vi postagens de psicólogos fazendo atendimentos gratuitos pelo instagram, o que é uma atitute MUITO LEGAL. Infelizmente, nem todos estão bem, como eu (eu me considero bem, ja que minha família está bem, e meu psicológico está tranquilo, mesmo com tanto caos), e, tendo isso em vista, alguns profissionais estão realizando consultas. Como não me enquadro nos casos que estão prejudicados pela atual situação, não busquei mais informações, mas achei muito nobre essa atitude, não só de um, mas de bastante profissionais. Acredito que, quem tenha interesse, basta pesquisar no instagram, que vai achar com facilidade.

A quarentena me relembrou que somos um só, e que, para o meu bem-estar, eu também preciso pensar no bem-estar do meu vizinho, da pessoa que mora a duas casas da minha, ou daqueles com quem eu não tenho uma relação direta, mas que eu comprimento pela manhã cedo. Empatia é a chave para passar por tudo isso, e, quanto mais o bem você dar ao próximo, mais esse vai retornar para você.

Confiar é fundamental. Empatia é essencial!

Um comentário:

Copyright © 2016 Retratando Instantes , Blogger