janeiro 05, 2020

Museu do Rei do Baião


Desde que eu comecei a namorar, meu namorado procura me levar em lugares que eu nunca havia estado. Um destes foi o museu de Luiz Gonzaga.

Cresci ouvindo as músicas, a história... Todo nordestino arretado ama e respeita a história do mestre do forró pé de serra. Acontece é que não moramos muito perto da cidade natal dele (Exu - Pernambuco), e, quando surgiu a oportunidade de passarmos por perto, resolvemos parar para ver de pertinho o local em que ele morou.

Hoje, é mantido por uma rede privada, mas recebe uma ajuda da prefeitura. No mesmo terreno, há a casa dos pais dele, um museu com seus prêmios, roupas e discos, a casa dele, com tudo o que ainda o pertencia, e uma lojinha, caso você queira levar uma lembrancinha para alguém.


Para poder fazer o acompanhamento, você precisa pagar um valor de 8 reais (acredito que seja para ajudar na manutenção do loca, assim como no pagamento dos funcionários).

Nas casas é permitido o uso de câmeras fotográficas, enquanto que, no museu, não; o motivo é para não danificar qualquer utensílio que há. Em todo o lugar, há funcionários que acompanham o visitante e dão uma breve explicação da história do lugar.

Foi ótimo poder conhecer mais da história de um representante forte da minha cultura.


Quando chegamos no local e estacionamos o carro, vimos, de cara, essa casa. Acredito que tenha sido adicionada pelos - hoje - donos do local. Pelo que eu lembro, ela não pertencia à ninguém, só foi adicionada para decorar e representar/retratar a época.

varanda da casa original de Luiz Gonzaga
decoração da penteadeira da mãe de Luiz
corredor da casa de Luiz Gonzaga
Para mais fotografia, é só visitar o instagram do blog @carneirofotografiaa :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Retratando Instantes , Blogger