maio 30, 2020

Geopark - Ponte de Pedra CE

Meu namorado, constantemente, me leva para conhecer lugares da região Cariri que são de tirar o fôlego. É surreal o quanto a natureza é um marco por aqui. Quando mais eu conheço das serras e dos sítios, mais eu tenho certeza do quanto o Cariri é uma região rica.

O lugar da vez foi o sítio Geopark Ponte de Pedra. Como eu já comentei com vocês, o Geopark é um lugar de bastante importância histórica e mantido pela Unesco. É uma região natural enorme, e com várias entradas, e, em cada uma delas, a gente conhece importantes e curiosos trechos. Como, o Sítio Fundão, cuja entrada fica aqui pertinho.


A entrada da ponte de Pedra fica muuuuuuuuuuuuuuuito mais afastada de onde nós moramos, quase chegando na cidade de Nova Olinda. Lá, há uma trilha para os aventureiros e, no fim, há uma ponte feita de pedra por índios há muitos anos atrás.


Como o lugar é em cima da serra, os índios resolveram escupir a pedra e formar uma ponte para que, assim, eles não precisassem dar a volta. Depois de muitos anos, os responsáveis pela área resolveram colocar alguns pilares para o sustento, tendo em vista que a pedra é antiga e corre o risco de desabar.


Com relação ao acesso, há duas entradas. A primeira é um pouco mais distante, o que dá a oportunidade para os visitantes fazerem um trilha, aproveitar da natureza e, por fim, conhecer a ponte de pedra. A segunda entrada é mais perto desta, e foi justamente pela qual decidimos entrar, já que não estava nos planos fazer trilha, apenas conhecer um pouco do lugar.

Vale lembrar que o Geopark é um patrimônio e há poucos no mundo, sendo este o único do Brasil ♥


Um comentário:

  1. Fui nesse lugar umas duas vezes na minha vida, e quando ainda era bem jovem; espero voltar em breve!

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Retratando Instantes , Blogger