maio 05, 2021

10 - importantes - coisas que eu aprendi com a terapia

O ano de 2020 foi bem difícil, especialmente para aqueles com problemas psicológicos (no caso, eu). Desde de 2017, apresento um alto grau de ansiedade, o que me atrapalha demais na minha rotina. Afastei pessoas e mudei minha essência por causa de um sentimento que saía do meu controle. 

Eu me pegava sentindo muita saudade de como eu era antes de todo esse sentido me dominar. Saudade do meu jeito, da minha excentricidade, que se perderam no meio do caminho. As crises se tornaram mais frequentes, e, com isso, resolvi buscar ajuda psicológica, começando por uma sessão de terapia semanal. 

O que eu não esperava era que a mudança fosse quase que automática. Aprendi tanta coisa, e eu sou tão grata por ter uma profissional tão incrível comigo! Acho que deveria ser regra qualquer um poder ter um mês de terapia, para ver a mágica que o psicólogo faz na nossa vida, na nossa rotina e no quanto podemos nos reencontrar e, quem sabe, nos reinventar.

Então, decidi listar 10 - importantes - coisas que eu aprendi com a terapia. Coisas que eu até sabia, antes das consultas, mas que eu não colocava em prática. Hoje, quando eu passo por alguma situação que requer reflexão, eu lembro das minhas sessões, e é aí que eu consigo pensar direitinho no que vou fazer, sem precipitação nenhuma.

1. Abstrair tudo o que escapa do seu controle;

2. Se alguém falou algo que me incomodou, eu preciso refletir se o que ela falou é verdade;

3. Não se maltrate. Entenda o processo e seja gentil com tudo o que você passou até o presente momento;

4. As pessoas vão falar coisas que dizem respeito a você, mas, na verdade, não passam de reflexos. Não acredite em certas "verdades" infundadas sobre você;

5. Precisamos estar aberto às mudanças;

6. Sua saúde mental é prioridade;

7. A mudança não vem de forma natural, é preciso estar disposto, ver e fazer as coisas maneira diferente;

8. Não é preciso passar anos em terapia para sentir que você evoluiu no tratamento;

9. Aprendemos a refletir sobre o que nos incomoda e o motivo;

10. O autoconhecimento é a resposta para muita coisa que acontece consigo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Retratando Instantes , Blogger